domingo, 8 de novembro de 2015

Crise hídrica estimula a criatividade sustentável

Falta de água muda a rotina de moradores e empresas de São Paulo

Creative Commons
Viviane Morais, São Paulo 08/11/15

Em agosto, o governador Geraldo Alckimin reconheceu que o estado de São Paulo vive uma crise hídrica. O DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica - afirmou que serão tomadas ações para a disponibilidade hídrica, mas não divulgou que medidas são estas. Enquanto isso, o Sistema Cantareira, reservatório responsável pelo abastecimento de mais de 6 milhões de pessoas, continua sendo o mais prejudicado. 

O fato é que a falta de água na capital paulistana e na Grande São Paulo é algo presente no noticiário desde 2014 e nas milhares de torneiras, como na casa da Dona Bernadete, moradora da zona oeste: "Quando chego em casa à noite, não tem água pra tomar banho, lavar louça, roupas se acumulam. A SABESP suspende o fornecimento, mas você não vê diferença quando a conta chega", desabafa.

Mas como chorar não enche caixa d'água, muitas pessoas tiveram que mudar seus hábitos para economizar e reutilizar esse recurso indispensável à vida. Moradores de todas as regiões da Grande São Paulo mudaram sua rotina para se adequar aos períodos sem água conforme a redução de pressão feita pela Sabesp. Dona Lúcia de Fátima, moradora da zona norte é uma delas: "Economizo, pegando água que lavo roupa para limpar a casa, lavar banheiro e áreas." Fica a dica!


E a criatividade também teve que fazer parte do dia a dia das empresas. Ações sustentáveis tornaram-se uma realidade em muitas delas, como é o caso da Viação Santa Brigida, que passou a reutilizar água para manter sua frota limpa e conservada. Jean Cunha, Coordenador de Gestão de Qualidade do Meio Ambiente conta que a empresa possui duas estações de tratamento e que a água é reutilizada para lavagem dos ônibus, dos boxes da manutenção, peças e para a descarga.  Essa medida fez com que a empresa tivesse uma economia bem considerável e consolidou suas práticas de preservação e respeito ao meio ambiente. 

Seja do governo, da empresa ou das pessoas, toda ação para economizar água é uma atitude sustentável que beneficia todo mundo: ser humano e natureza.

Ouça a reportagem completa:

0 comentários:

Postar um comentário