domingo, 8 de novembro de 2015

Empreender durante crise pode ser ótimo negócio

Para iniciar o próprio negócio é importante pesquisar as opções do mercado e se qualificar


Creative Commons



Gabriel Vitor Pereira, São Paulo 08/11/15

Empreender em meio à crise pode ser uma solução para quem está desempregado ou precisa de uma renda extra. Nos últimos meses diversos veículos de comunicação noticiaram sobre a crise financeira e número de desemprego. Segundo os dados feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a taxa de desemprego no segundo trimestre de 2015 chegou a 8,3% , no mesmo trimestre em  2014 a taxa foi 2% menor.

Para o especialista do SEBRAE, Ricardo Schmidt  o momento de crise poder ser também para gerar oportunidades, como por exemplo empreender. “já deve ter ouvido que toda crise gera oportunidades. o Brasil é muito maior do que tudo isto que está acontecendo para isto é fundamental o planejamento.” Schmidt disse também que aumentou o número de procura de pessoas que ficaram desempregadas para abrir um próprio negócio.

Para o especialista em finanças e mercado, Fábio Lemos a diversificação de fontes de rendas é uma aliada para combater a crise econômica e empreender poder ser uma solução natural, mas que a pessoa precisa estar preparada. “Primeira coisa que eu digo: Calma sua vida está apenas recomeçando melhor. A arte de Recomeçar é a mais nobre que existe. Então para recomeçar você deve se preparar, não adianta fazer de qualquer jeito, tem de estudar, fazer cursos de Plano de negócios, de Estratégias empresariais,marketing etc.” aconselha Lemos. Fábio diz que se você estiver com dinheiro guardado vale apena investir se não é melhor preservá-lo.

Foi o caso da costureira Tatiane Silvério, ela ficou desempregada em Março deste ano, ela tinha um dinheiro guardado e resolveu investir em uma máquina de costura. “Eu fiquei um pouco desesperada, pois precisava me sustentar, como eu tinha experiência com costura, resolvi investir em uma máquina. Estou super feliz, consigo tirar até um pouco mais do que eu ganhava antes.”

O especialista  Ricardo Schmidt dá algumas dicas para quem se encontra nesta situação e quer empreender: “Buscar conhecer as opções de mercado sempre existem ótimas oportunidades, planejar muito bem o que irá fazer e se qualificar ao máximo em empreendedorismo. São estes os três pontos básicos.”


0 comentários:

Postar um comentário